terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Obesidade Infantil

A obesidade infantil é um grande e grave problema de saúde pública. Devemos incentivar uma alimentação saudável e com saúde evitando assim, várias patologias (como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e dentre outras).
O consumo exagerado de alimentos gordurosos como fast food  (hamburguer, batatas fritas, bife passado na mateiga, refrigerantes, pastéis, dentre outros alimentos contendo açúcares, excesso de sódio e gorduras)  são os principais "culpados" do ganho de peso infantil.



Tenho algumas dicas para evitar a obesidade infantil:

Na medida em que seu filho for crescendo sempre ofereça cereais, frutas e verduras diferentes. Deixe os doces, fast food e refrigerantes para ocasiões especiais, não deixe que esses alimentos façam parte da rotina alimentar das crianças.
Nada substitui a água.  Ensine a criança e insista para que beba muita água.
Oferecer mais frutas, legumes e verduras, e não ceder ao primeiro "não gosto", os pais precisam incentivar as crianças... oferecendo o alimento várias vezes, assada, grelhado e em formas diferentes.
Evitar alimentos gordurosos, como: Fast Food, doces, frituras, refrigerantes... Sabemos que as crianças amam, de vez em quando um refeição (na semana) tudo bem, mas na maioria das vezes as crianças substituem as principais refeições diárias, como almoço ou jantar por esses alimentos, que são considerados calorias vazias.



Incentive seu filho a praticar esportes. Se não puder  matriculá-lo em uma atividade específica, leve-o todos os dias ou sempre que possível em parquinhos ou áreas de lazer. Deixe que ele gaste muita energia. Evite que passe muito tempo em frente de TVs, computadores e vídeo games. Estimular a atividade física, futebol, natação, natação, ballet, judô dentre outras.



Importante: Amamente seu filho até o sexto mês de idade, pois é um fator protetor para o excesso de peso. Além de outros benefícios para a saúde da criança a mãe também é beneficiada com isso. Incentive e apoie esta ideia.


Estimular a criança a beber água, pelo menos 2 litros de água por dia.


Respeitar os horários das refeições e não ficar beliscando guloseimas(biscoito, chocolate, balas, etc) 


As crianças e adolescentes estão cada vez mais sedentários devido ao avanço tecnológico (internet, video game, televisão, dentre outros jogos) e hoje em dia é MUITO raro ver crianças nas ruas, jogando bola, correndo, etc, tanto por causa desse avanço tecnológico, quanto ao aumento da violência urbana (as mães acabam preferindo ver os filhos jogando video game e vendo TV em casa, do que vê-los nas ruas, correndo o risco de vida).